Sobre nós
Sobre nós
A Ideal Estudos e Soluções Solares (IESS) é uma empresa especializada em serviços de consultoria técnica e estudos científicos na área de energia solar fotovoltaica constituída a partir de corpo técnico oriundo do Laboratório Fotovoltaica-UFSC e do instituto IDEAL.
A IESS atua como uma via de mão dupla entre a universidade e a sociedade; disseminando o conhecimento acadêmico no campo social através do trabalho de pesquisadores e profissionais e gerando informações e dados que são transformados em produção científica dentro da universidade.
A IESS também é uma certificadora de projetos FV, realizando certificações no âmbito dos leilões de energia do sistema interligado e isolado. Os projetos são simulados e otimizados com metodologia própria, tendo como base os diversas trabalhos científicos publicados ao longo de mais de 10 anos pelos pesquisadores da empresa.
Outro foco de atuação da empresa é a avaliação de desempenho e comissionamento de usinas fotovoltaicas. Após a conclusão de uma usina, pesquisadores e profissionais da IESS vão a campo e realizam uma série de testes elétricos para verificar se o sistema desempenha adequadamente. São observados possíveis problemas associados a instalação do sistema e equipamentos utilizados na usina FV. Os testes elétricos não se limitam unicamente aos exigidos nas normativas nacionais e internacionais, também sendo realizados testes complementares de modo a avaliar características estratégicas para os empreendedores, como degradação acentuada dos módulos fotovoltaicos (LID, PID e LETID), rastreamento de trincas utilizando eletroluminescência, termografia área, entre outros.
Por fim ao final do projeto e comissionamento de uma usina fotovoltaica a empresa atua no monitoramento e diagnóstico remoto de falhas dos empreendimentos. Neste caso, a IESS atua em parceria com as empresas de EPC (Engineering Procurement and Construction), responsáveis pela construção de usinas fotovoltaicas desde o projeto até os primeiros anos de funcionamento. É realizado um diagnóstico remoto de falhas que possam causar um baixo desempenho nestas usinas. Caso o desempenho não tenha sido satisfatório, procura-se, junto com os profissionais em campo, analisar os motivos para isso, que podem ser desde questões ambientais até falhas nos equipamentos.